Yakisoba – O macarrão Chinês trazido do Japão
Provavelmente você já comeu ou pelo menos ouviu falar sobre Yakisoba. É um prato de origem chinesa, mas acabou ficando muito popular e ganhando a fama como um prato japonês. Esse prato é amplamente consumido e apreciado em muitas partes do mundo.
A palavra Yakisoba significa literalmente “macarrão frito”. O termo (yaki = assar, grelhar, soba = macarrão), refere-se normalmente ao sauce yakisoba, isto é, um prato muito simples, feito de macarrão refogado com legumes e carnes, temperados com um molho específico (sauce), com sabor similar ao molho inglês, porém mais espesso.
Apesar de sua origem chinesa, o Yakisoba criou raízes no Japão e, atualmente, é tão popular, que aparece obrigatoriamente em festas populares de rua, nos supermercados ou lojas de conveniência, nos tradicionais obentô (refeições prontas), e é uma prática e saborosa opção de cardápio nos lares japoneses.
O macarrão da China apareceu pela primeira vez no Japão na Era Heian (sécs. 8~12), em formato que remete ao soumen (macarrão japonês, bem fino) atual. Por sua vez, o chuukamen (macarrão chinês), utilizado no Yakisoba, foi primeiramente degustado pelo famoso daimiô e gourmet da Era Edo (sécs. 17~19), Mitsukuni Mito (1628~1701), quando o confucionista Shushunsui (1600~1682) apresentou-lhe o shiru-soba (macarrão com sopa, precursor do lámen). Mas, nessa época, o macarrão chinês ainda não era acessível ao povo em geral. Com a abertura dos portos, na Era Meiji (sécs. XIX~XX), começaram a surgir bairros chineses em cidades portuárias, como Yokohama e, conseqüentemente, restaurantes típicos, que passaram a servir o macarrão chinês, conhecido inicialmente como chuka-soba (chuka = chinês) ou shina-soba (shina = China), propagando-se, gradativamente, por todo o país.
O Yakisoba é uma adaptação de um prato chinês chamado Chao Men, logo após o final da Segunda Guerra, como um alimento prático, barato e volumoso (misturava-se bastante repolho picado ao macarrão chinês, cozido no vapor e depois era temperado com um molho tipo inglês), capaz de satisfazer rapidamente a fome, numa época de racionamento alimentar.
Antigamente, o Yakisoba era temperado com shoyu na região de Kanto (Tóquio e arredores) e molho inglês na região de Kansai (Osaka e arredores). Depois, padronizou-se o sauce yakisoba no país inteiro. Muitos soldados japoneses que serviram nos países da Ásia retornaram trazendo a grande novidade. No período de reconstrução do país, alguns ex-soldados empreendedores resolveram testar a receita em negócios próprios. Por volta de 1955, os dagashi-ya, um misto de doceria e loja de brinquedos, começaram a oferecer o Yakisoba como lanche para as crianças. No Japão, começou-se a empregar o shoyu no tempero do Yakisoba. Um fabricante de shoyu que começou a importar molho inglês resolveu testar a novidade no Yakisoba. A receita da época empregava bastante repolho, pois o macarrão industrializado ainda era um alimento caro. Como o repolho solta muito líquido no processo de fritura, o molho inglês entrou para dar mais consistência e sabor, e caiu no gosto japonês. Para reforçar o gosto nipônico, incluiu-se alga nori e uma pequena porção de benishoga, o gengibre curtido vermelho. Estava pronto o “Yakisoba japonês”, que foi batizado de “sauce Yakisoba”.
Grosso modo, o Yakisoba mais conhecido é o chinês, que leva legumes e carnes no molho, com o macarrão bem frito, e é conhecido como “ankake Yakisoba”, seguido do Yakisoba japonês, com molho inglês, e mais seco, que é o “sauce Yakisoba”. O Yakisoba no Brasil, é um dos pratos mais tradicionais do Mato Grosso do Sul, notadamente na capital, Campo Grande, para onde foi levado por imigrantes japoneses originários da ilha de Okinawa, que chegaram à cidade em 1908, já no primeiro ano da imigração japonesa no Brasil. Em São Paulo, o macarrão sobá (de trigo sarraceno) pode ser encontrado facilmente no bairro da Liberdade. Fora do bairro da Liberdade, o yakisoba é vendido em locais públicos, em barraquinhas rodantes e em lojas especificas de comida chinesa. Em Belém, o prato se tornou opção de comida rápida sendo vendido por várias barracas espalhadas pela cidade. Também no Brasil, o macarrão mais usado para o preparo doméstico é o macarrão lámen do tipo instantâneo, cozido sem tempero.
Na Benassi Oriental você encontra Macarrão Yakisoba e muitos outros produtos essenciais da Culinária Oriental.
Venha conhecer a nossa loja e confira todos os nossos produtos da gastronomia oriental.
Endereço: Av. Rod. Br 040, KM 688, Pav. I – Box 3/8 – Contagem/MG
Ou se preferir entre em contato com nossa equipe de vendas: (31) 3079-1338
Conheça toda nossa linha de protudos: Clique aqui.