Você sabe a diferença entre o arroz tradicional e o arroz japonês?
O arroz é um dos cereais mais produzidos e consumidos no mundo, caracterizando-se como o principal alimento para mais da metade da população mundial. São diversos tipos de arroz e muitas variedades!
No Japão, por exemplo o arroz é conhecido como Gohan, que é a base da alimentação diária do país. Ele é consumido em todas as refeições, inclusive no café da manhã. Os japoneses costumam dizer que “sem arroz não dá para viver”. É utilizado também para fazer o saquê, uma das bebidas mais consumidas no país e fora dele também.
Ao contrário do grão consumido no Brasil, a preparação do Gohan é mais saudável, sem adição de óleo ou outros ingredientes. A principal diferença entre o arroz brasileiro e o japonês, está no formato dos grãos. Em relação ao arroz agulhinha, o japonês tem o grão mais arredondado. Quando comparada a textura dos arrozes, o arroz japonês é bem diferente do arroz brasileiro. Depois de cozido, o arroz japonês deve ter liga e ficar soltinho ao mesmo tempo.
Um dos modos de preparo da comida japonesa que causa mais estranheza em nossa cultura é o arroz. O modo de preparo do arroz brasileiro é tradicionalmente “soltinho” e seco.
O arroz japonês, no entanto, contém maiores quantidades de amido, e a ideia é justamente que ele fique mais “empapado” e “coladinho” durante o preparo. O objetivo de fazê-lo dessa forma é para que seja mais fácil de pegá-lo com o hashi na hora do consumo.
O maior diferencial desse arroz está no frescor, no sabor delicado e neutro, na textura úmida e nos grãos unidos e macios, que podem ser modelados durante o preparo. Possui sabor e aroma neutros e maior quantidade de amido ao redor do seu grão do que os demais tipos de arrozes.
Esse é o tipo de arroz ideal para o preparo de receitas da culinária japonesa, como sushi, temaki e onigiri. Devido ao teor de amilose (uma das frações do amido presente nos grãos), o arroz japonês é capaz de formar uma liga, mas sem ficar com os grãos “empapados”.
Arroz Japonês
O arroz japonês difere em muitos aspectos do nosso arroz. Pertence a uma variedade que precisa ser plantada em charcos, com muita água.
No Brasil, o arroz utilizado nos pratos japoneses é adocicado porque se utiliza mais o molho base — preparado com açúcar, vinagre de arroz, sal, saquê e outros ingredientes — que no Japão. No oriente o arroz é feito com menos molho, por isso fica mais azedo.
A maioria dos pratos é acompanhada ou tem como base o arroz. Ao preparar a iguaria, procure arroz do tipo japonês, com grãos pequenos e arredondados, e sempre cozinhe sem óleo e sem tempero.
Curiosidade
Além dos benefícios para a saúde, o Gohan é visto pelos nipônicos como um símbolo inestimável para uma série de outras coisas.
Na Idade Média, os salários dos samurais e senhores feudais do Japão eram pagos com arroz, sendo usado como dinheiro durante muitos séculos. O xintoísmo, que é a religião nativa do Japão, utiliza o arroz (considerado sagrado) para marcar locais onde possa haver alguma divindade.
Na Benassi Oriental você encontra vários tipos de arrozes japoneses, como o arroz Mirokumai, que pode ser usado tanto em pratos da culinária oriental como na cozinha brasileira.
Venha conhecer a nossa loja e confira todos os nossos produtos da gastronomia oriental.
Endereço: Av. Rod. Br 040, KM 688, Pavilhão I – Box 3/8 – Contagem/MG
Ou, se preferir, entre em contato com nossa equipe de vendas: (31) 3079-1338
Conheça toda nossa linha de produtos: Clique aqui.