Tradicional complemento dos sushis, o molho shoyu dá um toque especial de sabor aos alimentos

Você sabia que quando o molho shoyu foi inventado pelos chineses sua finalidade original era a conservação de alimentos? Isto porque ele é preparado com grãos de soja fermentados e salgados por salmoura, que têm alto poder de conservação.

Devido ao seu sabor marcante e intenso, o molho shoyu tem sido utilizado, atualmente, como condimento para o preparo de uma enorme variedade de alimentos.  Para aqueles que curtem a culinária oriental, este molho é peça-chave e não pode faltar no armário.

É indicado no preparo de pratos típicos da cozinha oriental, como o frango xadrez, sushis, temakis e tepanyac. Normalmente, é servido ou oferecido em pequenos recipientes onde é possível molhar as peças.

Ele pode ser utilizado também como tempero de saladas, legumes, peixes e aves e no preparo das proteínas de soja, para dar cor e sabor. Dentre os alimentos com os quais se recomenda o uso do shoyu estão, ainda, o arroz e o macarrão.

Para aqueles que curtem a culinária oriental, este molho é peça-chave e não pode faltar no armário.  A Benassi Oriental oferece um mix de condimentos especiais, destacando-se grandes marcas de molho shoyu. Aqui você encontra desde o molho tradicional, até diversas versões light, dentre outras opções.


Benefícios

Por ser um derivado da soja, o molho shoyu possui os mesmos benefícios do grão, cuja ingestão diária recomendada é de 25g. A soja é rica em proteínas, ferro, cálcio e vitaminas, principalmente as do complexo B, conhecidas como “vitaminas da disposição”, devido aos seus efeitos benéficos sobre o sistema nervoso e disposição mental.

A  soja e seus derivados têm também ação antioxidante e previne doenças como osteoporose, câncer de mama e de colo de útero.

O molho shoyu também é recomendado para as pessoas que estão em dieta pelo fato de apresentar a capacidade de enriquecer o sabor dos alimentos com baixas calorias e pouquíssimo amido.

Apesar de todos esses benefícios para a saúde, seu consumo deve ser moderado, principalmente por pessoas hipertensas, devido à quantidade de sódio em sua composição. Recomenda-se a utilização de versões light do molho, para hipertensos.