Saquê: quente ou frio? Tire sua dúvida!
Saquê é pra tomar quente ou frio? Essa é uma pergunta que muita gente se faz, preparamos esse post para tirar definitivamente a sua dúvida.
Mas afinal, qual a resposta? É quente ou é frio? A resposta é Depende, vamos ver:
Para muitos que experimentam pela primeira vez, um dos aspectos mais inovadores da bebida é que ela é frequentemente consumida morna ou quente. Tradicionalmente, o saquê era sempre servido aquecido no Japão, mas nos últimos 30 ou 40 anos, as coisas começaram a mudar ligeiramente, com mais e mais saquê sendo servido abaixo da temperatura ambiente.
Este desenvolvimento não se deve apenas à mudança de moda, mas também a melhorias fundamentais nos processos de produção na segunda metade do século XX. Muitos saquês, e em particular as variedades de ginjoshu que não existiam há quarenta anos, agora têm sabores e aromas muito mais delicados e refinados, que às vezes podem ser perdidos se a bebida for aquecida.
Temperaturas para servir:
Embora a única maneira de encontrar a sua temperatura de serviço preferida para uma causa específica seja experimentar, especialistas em saquê colocaram diferentes categorias de saqué em três maneiras básicas de servir a bebida para ajudar a orientá-lo. Estes são kan ou saquê aquecido (também conhecido como o-kan ou kanzake ), hiya , que se refere a saquê gelado e, em terceiro lugar saquê que é servido à temperatura ambiente.
Kan – saquê aquecido
Grande parte do saque de hoje ainda é servido morno ou quente, em parte porque o aquecimento pode mascarar aspectos desagradáveis do sabor da bebida e torná-la mais saborosa; algo que muitas vezes é necessário no caso do futsushu mais barato (saquê regular). O saquê premium, por outro lado, com seu caráter mais delicado e aroma sutil, geralmente não é recomendado o aquecimento a altas temperaturas. Uma exceção a isso é o honjozoshu , que é um tipo premium de saquê que tem uma quantidade limitada de álcool e pode ter um sabor mais leve e suave quando aquecido. Eles podem até ser servidos na temperatura máxima de serviço entre 55 e 60 graus Celsius, sem muito efeito prejudicial ao sabor. No entanto, o aquecimento maior do que este nível, geralmente não é recomendado por qualquer motivo, pois as sutilezas do sabor são perdidas.
Junmaishu (saquê de arroz puro) pode ser aquecido a cerca de 45 graus Celsius, enquanto junmai ginjoshu pode ser apreciado em um nível morno de cerca de 40 graus Celsius. O único outro tipo de saquê premium propício ao aquecimento é o taruzake , que é o bem que foi armazenado ou envelhecido em um barril de cedro. Isso pode ser servido até o nível de temperatura conhecido como hinatakan , que traduzido aproximadamente significa “tão quente quanto deixado ao sol”.
O aquecimento deve ser feita de forma indireta, em banho-maria. Caso o saquê passe dos 75ºC o álcool começa a evaporar e perde-se todas as características iniciais da bebida.
Hiya – saquê gelado
Especialistas de saquê geralmente concordam que o saquê premium é melhor servido frio, em torno de 15 graus Celsius. Esta é a temperatura na qual os sabores sutis e fragrâncias finas destes saquês refinados podem ser melhor aproveitados. Eles podem ficar mais gelados, no entanto o resfriamento excessivo pode entorpecer os sentidos do paladar e do olfato, e as sutilezas de sabor e fragrância serão perdidas.
Temperatura ambiente
Esta terceira opção para servir saquê é, na verdade, uma das mais versáteis. É recomendado para todos, até a mais alta qualidade ginjoshu e daiginjoshu podem ser servidos à temperatura ambiente sem que haja um efeito negativo sobre o sabor, aroma e prazer geral da bebida.
Encontre os mais diversos tipos de saquê em uma de nossas lojas:
➡ BENAFRUTTI – (11) 3659-7060 – Via Anhanguera, Km 17,2 Vila Jaraguá – São Paulo – SP
ou
➡CEASA – CONTAGEM/MG (31) 3079-1338 – Rod. BR 040 – KM 688 – Pav. I – Box 3/8 Contagem – MG
Conheça nosso site:
✅ www.benassioriental.com.br