Rolinho Primavera – Uma delícia oriental!
“Harumaki”, uma palavra japonesa em que “haru” significa “primavera” e “maki” significa “rolo”. Muito conhecido no Brasil como “Rolinho Primavera” é um prato de origem chinesa muito popular em toda a Ásia. Trata-se de uma massa feita à base de farinha de trigo, onde é colocado o recheio e depois frita em óleo bem quente, resultando em uma casca dourada e muito crocante. É uma receita fácil e que agrada a todos os paladares.
É um dos pratos chineses mais consumidos no Brasil, simples e rápido de ser feito, de acordo com a lenda, os rolinhos primavera tiveram origem na celebração anual de Ano novo Chinês, chamada de festival da primavera. Os primeiros rolinhos da primavera continham vegetais frescos da colheita de primavera; a carne for adicionada posteriormente. Hoje em dia, os rolinhos primavera são um prato muito popular. A sua cor dourada simboliza riqueza e prosperidade para o ano que está por vir. E com o passar dos anos o rolinho primavera teve varias modificações, hoje é fácil encontrar rolinhos de queijo, chocolate entre outros.
O interessante no Rolinho Primavera é que você pode prepará-lo com uma infinidade de recheios. Se você é vegetariano, pode fazer um recheio só com vegetais. No Japão, alguns dos ingredientes utilizados no recheio são: cenoura, cogumelos shiitake, broto de bambu, repolho, pimentão, cebola, etc. Se preferir, pode incluir algum tipo de carne ou camarão ou simplesmente rechear com presunto e queijo. É possível também fazer a versão doce para ser servida como sobremesa.
Dicas para deixar seu Rolinho Primavera mais nutritivo:
1 – Massa do rolinho: A farinha de trigo pode ser substituída pela versão integral ou pela farinha de aveia, arroz e até amêndoas, que acrescentam fibras alimentares à refeição e proporciona saciedade mais facilmente.
2 – Recheio do rolinho primavera: Para acompanhar uma massa saudável, é necessário garantir um recheio mais saudável ainda. Por isso, a dica da nutricionista é optar por harmonizações de legumes, como cenoura, abobrinha e repolho, ou preparar algumas combinações com frango, por exemplo, frango com ricota ou mesmo frango com o mix de vegetais.
3 – Atente-se ao preparo do prato: Depois de montar todos os rolinhos que serão servidos, é hora de fritar ou assá-los. Segundo Patrícia Bertoni, a melhor opção é escolher a versão assada do alimento, garantindo assim uma menor ingestão de gorduras. Porém, caso prefira fritar, faça uma fritura saudável. Esta requer uma atenção ao óleo ou azeite que será utilizado, além da temperatura que a gordura será sujeita.
4 – Acompanhamentos: Se você pensa que o molho é indispensável para esse petisco, tudo bem, contando que ele também seja saudável. Geralmente servido com molhos agridoces ou o shoyo, eles também podem ser adaptados. Molhos agridoces adoçados com Xylitol (adoçante natural) ao invés de açúcar e molhos à base de iogurte. E o shoyo, deve ser com baixo teor de sódio e diluído com água e limão.
Visite uma de nossas lojas:
BENAFRUTTI – (11) 3659-7060 | Via Anhanguera, Km 17,2 | Vila Jaraguá | CEP 05.112-000 | São Paulo / SP
CEASA – CONTAGEM/MG – (31) 3079-1300 / 3079-1338 | Rod. BR 040 KM 688 | Pav. I – Box 3/8 Guanabara | CEP 32.145-900 | Contagem / MG
www.benassioriental.com.br
Conheça toda nossa linha de produtos: Clique aqui.