Nikuman, uma iguaria diária com um sabor secular

O Nikuman é um pão recheado com carne suína e outros ingredientes, cozido no vapor. É uma adaptação do Baozi, de origem chinesa, são leves e macios, muito populares no Japão e são encontrados principalmente em lojas de conveniência, supermercados e restaurantes. O nome Nikuman vem de niku (carne) + manju (doce japonês). É servido como entrada ou lanche entre as refeições.

É encontrado nas ruas japonesas durante os meses de Setembro até ao final do Inverno em pequenos “Yattai” (pequenos food-trucks onde vende-se comida na rua) onde o Nikuman é confeccionado ou então nos “Combini” (nome dado às lojas de conveniência), onde são mantidos quentes.

É um item frequente na culinária oriental, pois há muitas variações quanto aos recheios e preparativos, além de ser muito acessível, pois podem ser consumidos a qualquer momento ou em qualquer refeição. Tem uma aparência semelhante ao Mantou, mas só fica na aparência mesmo, pois o Nikuman é recheado.

Seus recheios podem variar entre broto de bambu, cogumelos, anko, pasta de soja preta, e atualmente chocolate, creme de baunilha e curry. Mas os mais populares ficam entre os recheios com carnes e vegetais, geralmente fazendo um mixer entre sabores, como é comum na culinária chinesa.

O Baozi (Nikuman), se tornou uma forma a mais de se ter a família toda envolvida e reunida com a preparação, sendo observando a mãe a preparar tudo, ou mesmo, somente ajudando a fechar os pãezinhos. É passado de geração a geração com uma receita básica adaptada para cada família, sofrendo ou não variações no preparo.

A origem ao certo destas receitas é desconhecida, mas existe uma lenda que conta que foi o diplomata, astrólogo, estrategista militar, e inventor chinês, Zhuge Liang, que viveu no 3º século DC, quem criou esses pãezinhos. Segundo esta lenda, na volta de uma campanha militar, Zhuge encontrou um rio violento, que resistia a qualquer tentativa feita para atravessá-lo. Informado que normalmente os bárbaros sacrificavam e jogavam 50 cabeças para acalmar o espírito do rio, o estrategista teria pensado em outra maneira, de evitar um derramamento de sangue desnecessário, que consistia em fazer 50 pães cozidos no vapor, com formato de cabeças, e jogá-los no rio, para enganar os espíritos.

Não importa a origem, o fato é que eles estão presentes a séculos em praticamente boa parte do continente Asiático, nas ruas em tendas e em lojas, ou seja, por toda parte pois se tornou um habito tão natural para eles como respirar.


Na Benassi Oriental você encontra o Nikuman e muitos outros produtos essenciais da culinária oriental.

Venha conhecer a nossa loja e confira todos os nossos produtos da gastronomia oriental.

Endereço: Av. Rod. Br 040, KM 688, Pav. I – Box 3/8 – Contagem/MG
Ou se preferir entre em contato com nossa equipe de vendas: (31) 3079-1338

Conheça toda nossa linha de protudos: Clique aqui.