Conheça os benefícios do óleo de gergelim torrado
Um dos ingredientes fundamentais na culinária oriental, o óleo de gergelin torrado é ideal para o preparo do yakissoba e do frango xadrez. É indicado também para a finalização de pratos como saladas, grãos, peixes, frango, carnes e vegetais.
Além de muito saboroso, o Óleo de Gergelim Torrado é saudável, pois contém gorduras mono e poli insaturadas, Ômega 6 e 9, e Vitamina E.
Para obtenção deste óleo as sementes de Gergelim são torradas, como no café, a 200 graus de temperatura, para que então seja extraído este delicioso óleo que possui a cor castanho avermelhada e o sabor e aroma intensos. Este produto é puro e livre de quaisquer aditivos químicos.
Para que serve o óleo de gergelim?
O óleo de gergelim tem sido utilizado para:
• Facilitar o metabolismo das gorduras.
• Manter a saúde da pele e dos cabelos.
• Reduzir as dores articulares.
• Controlar a pressão arterial.
• Diminuir os níveis de açúcar no sangue.
• Reduzir inflamações e combater infecções.
O composto também serve como alternativa ao azeite nos pratos que vão ao fogo, e como enxaguante bucal na prevenção de infecções nas gengivas.
Benefícios do gergelim
Com uma gama de nutrientes, como Ferro, Cálcio, Tripfotano, muitas fibras, Cobre, Magnésio, Vitaminas do complexo B, Fósforo e Proteínas, o gergelim traz muitos benefícios para a saúde. Confira!
1. Emagrece
2. Previne doenças cardiovasculares
3. É bom para a pele
4. Combate a anemia
5. É bom para os dentes
6. É um anti-inflamatório natural
7. Tem poder calmante
8. Fortalece ossos e músculos
9. Ajuda no controle da diabetes
10. Previne a queda e o embranquecimento precoce dos cabelos
Outros benefícios do óleo de gergelim
Além de ser um excelente antioxidante natural, o óleo de gergelim ainda melhora a circulação sanguínea, combate as dores da artrite, trata a constipação, reduz as inflamações e tem ação bacteriana.
Dicas
• Apenas inserir o óleo de gergelim na alimentação diária não fará com que você emagreça. Para perder peso, é necessário utilizar o óleo como um substituto das gorduras menos saudáveis, como a margarina e a manteiga.
• Igualmente importante é combinar o uso do óleo de gergelim com uma reeducação alimentar – ou seja, uma redução no consumo de alimentos altamente processados e um aumento na ingestão de cereais integrais, leguminosas, verduras e legumes.
• O mesmo pode ser dito sobre os benefícios do óleo de gergelim no controle do colesterol: acrescentar o óleo ao cardápio e continuar se alimentando da maneira habitual não trará efeitos positivos sobre as taxas de HDL e LDL.
• Você pode utilizar o óleo de gergelim para finalizar pratos, na salada, para untar a panela e até mesmo como uma fonte de gordura saudável durante a dieta da proteína.
• Uma colher de sopa (140 calorias) de óleo de gergelim representa quase metade das necessidades diárias de gordura em uma dieta de 1.400 calorias. Para não exagerar e correr o risco de engordar com o óleo de gergelim, certifique-se de que suas outras fontes de gordura na dieta não vão ultrapassar o limite de calorias que você programou para perder peso.
Fonte: www.mundoboaforma.com.br