Com linha especial de produtos e workshops de culinária, Benassi Oriental é destaque durante o sétimo Festival do Japão em Minas

“Um pedacinho do Oriente em Belo Horizonte”, essa foi a proposta do sétimo Festival do Japão em Minas, de sexta-feira(23), a domingo (25), no Expominas.

Evento mostrou toda a riqueza e singularidade da cultura japonesa: culinária, moda e festas típicas, ritos tradicionais e atrações do mundo pop nipônico.

A Benassi Oriental participou ativamente da sétima edição do tradicional Festival do Japão em Minas. A empresa investiu na organização de um super estande, com o dobro do tamanho do festival de 2017. Foram 200 metros quadrados, com a exposição de toda a sua linha especial de produtos, em um ambiente decorado bem ao estilo da cultura tradicional japonesa. O objetivo foi receber e interagir com o público interessado em conhecer todos os produtos e as novidades do espaço e apresentar a todos o delicioso e surpreendente mundo da gastronomia japonesa.

Com imensa satisfação, a Benassi também participou efetivamente da realização de outra atividade de muito sucesso durante os três dias de festival: patrocinou oficialmente as atividades da Carreta SENAC, que ofereceu uma diversificada programação de  workshops, como oficinas de experimentação gratuita da culinária japonesa. Outras oficinas oferecidas foram : Taiko, Sumiê, Mangá, Kirigami, Origami, Ikebana, Pipamodelismo, Shodô – O Caminho da Caligrafia.

O Festival

Em homenagem aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, comemorados em 2018, a sétima edição do Festival do Japão em Minas trouxe uma imersão na cultura nipônica. Até domingo (25), quem visitou o Expominas conheceu de festas e ritos tradicionais a oficinas de arte e atrações, enfim o universo cultural do mundo nipônico. Outros aspectos da cultura japonesa também foram lembrados, como o xintoísmo e o budismo.

Realizado desde 2012, o Festival é o maior no Estado sobre o país oriental e, neste ano de 2018, foi realizado com um carinho especial, a data comemora os 110 anos da imigração japonesa no Brasil e marca a história dos imigrantes que chegaram ao país em 1908, relembrando o processo de aprendizado e de adaptação de culturas contrastantes e complementares. O evento trouxe ainda uma marcante exposição “A História dos Imigrantes Japoneses em Minas Gerais”, além de uma cerimônia budista em memória aos imigrantes pioneiros, com a presença de familiares vindos  nas diversas caravanas de associações do interior do Estado.

Programação

Este ano, vindos especialmente do Japão para o evento, foram atrações do Festival a dupla Waonwagi, composta pelo performer de Kendama, Yusuke Ito, e pelo artista de Shamisen, Pierre Ono.  Entre as apresentações artísticas nacionais, estiveram os grupos Hikari Daiko e Ryukyu Koku Matsuri Daiko, de Brasília e Ishin Yosakoi Soran e Kagura do Brasil, de São Paulo. Além da dança dos dragões – Kagura –geralmente apresentada nos santuários Xintoístas.