Arroz Hibari – Um arroz altamente saboroso

O arroz é considerado o alimento mais importante do Japão e tem sido cultivado no país há mais de 2.000 anos. Além de ser o principal alimento da dieta japonesa, o arroz já chegou a ser usado como moeda durante o Período Kamura.

Enfim o arroz é muito mais do que uma iguaria. Ele tem uma grande importância histórica e cultural para todo o país. É a terceira maior cultura cerealífera do mundo, apenas ultrapassada pelas de milho e trigo.

O arroz oriental tem como nome genérico japonês “GOHAN”, que seria o arroz cozido e também pode significar “refeição”. Isso porque o arroz de uma forma ou de outra, está sempre presente nas refeições dos japoneses, mesmo que seja através dos seus derivados, tais como saque, vinagre, farinhas, macarrão, etc.

Para poder ser cultivado com sucesso, o arroz necessita de água em abundância. A água mantém-se em constante movimento, embora circule a velocidade muito reduzida. Desenvolve-se bem em terrenos muito inclinados. O arroz é cultivado em diversas regiões e por causa das diferenças de clima e solo, os sabores se diferenciam.

Existem também uma grande variedade de arroz, para as mais variadas finalidades. Confira:

• Hakumai (arroz branco) é o mais comum, polido, branco e presente na maioria das refeições. Os grãos são curtos e quando cozido tem aspecto macio, saboroso e um pouco glutinoso (pegajoso, o que é ótimo para fazer o “sushi”, e também facilita o uso do hashi. Seu sabor é suave em comparação com outros tipos de arroz e isso traz equilíbrio em relação aos outros sabores que costumam acompanhar o arroz branco (shiro Gohan).

• Mochigome (arroz glutinoso) o tradicional mochi, é o segundo tipo mais comum de arroz japonês. Quando cozido é ainda mais pegajoso e por isso é usado na confecção de doces.

• Koshihikari é frequentemente utilizado no preparo de sushi por suas características especiais de aroma e sabor. Foi criado através da combinação de 2 diferentes tipos de arroz.

• Genmai (arroz integral) é o arroz integral, embora menos consumido tem ganhado popularidade por causa de suas características saudáveis e nutritivas. Rico em fibras, proteínas, minerais e vitaminas de complexo B.

A Culinária Japonesa

No século 3 a.C., chegou ao Japão o arroz, alimento que foi bastante difundido rapidamente. A população aumentou rapidamente, e em 100 anos, o arroz se tornou o alimento base para ser criado toda cultura gastronômica japonesa. O termo culinária japonesa significa a comida japonesa tradicional, semelhante à existente antes do final do sakoku (política de isolamento do Japão), em 1868. Em um sentido mais amplo, pode incluir alimentos cujos ingredientes ou métodos de preparo foram posteriormente introduzidos do exterior, mas que foram desenvolvidos por japoneses de forma diferente. A cozinha japonesa é conhecida por dar importância à sazonalidade dos alimentos, qualidade dos ingredientes e apresentação.

A culinária japonesa foi inevitavelmente constituída devido a influência geográfica do pais. O japão é uma nação composta por 4 ilhas grandes e milhares de outras pequenas. Durante muito tempo, os alimentos foram escassos e o clima de fortes chuvas, somado com o terreno vulcânico e montanhoso, contribuíram para essa falta de nutrientes na gastronomia. Devidos a esses fatores, a população se alimentou e construiu uma culinária com base em peixes e frutos do mar.

A cultura japonesa tem uma forte presença em solo brasileiro e a cada ano que passa se torna mais tradicional. Mas além de apreciar a comida é sempre bom saber os nomes e tipos de comidas japonesa. Talvez nos últimos tempos nada seja mais habitual no Brasil do que a culinária do Japão, sua comida pode ser apreciada nos mais diversos restaurantes especializados espalhados em nosso território, está entre as comidas estrangeiras mais apreciadas por nós brasileiros. A comida japonesa tradicional vai muito além do sushi e sashimi que tanto conhecemos. E temos uma infinidade de pratos orientais preparados com essa iguaria que é o arroz: nigiri, temaki, uramaki, yakimeshi, massas de arroz como o harusame, kare rice, chahan, entre outros.

Fonte: https://yuky.com.br/arroz-oriental-hibari

Visite uma de nossas lojas:

BENAFRUTTI – (11) 3659-7060 | Via Anhanguera, Km 17,2 | Vila Jaraguá | CEP 05.112-000 | São Paulo / SP
CEASA – CONTAGEM/MG – (31) 3079-1300 / 3079-1338 | Rod. BR 040 KM 688 | Pav. I – Box 3/8 Guanabara | CEP 32.145-900 | Contagem / MG
www.benassioriental.com.br

Conheça toda nossa linha de produtos: Clique aqui.