Água Mineral – Essencial para a nossa vida

Como o próprio nome diz, a água mineral é uma solução (mistura homogênea) com várias espécies químicas ou minérios dissolvidos. A água passa por diversas regiões e várias profundidades de solo. Assim, ao longo de seu caminho, ela vai dissolvendo os minérios e, em razão disso, a sua composição pode variar.

A água tem essa capacidade de dissolver várias substâncias porque ela é polar, isto é, possui uma diferença de cargas permanentes, formando, assim, um dipolo elétrico nela, que atrai os polos de outras substâncias polares.

As principais espécies químicas encontradas na maioria das águas minerais são: íons cálcio, magnésio, potássio, sódio, cobre, bário, antimônio, arsênio, cádmio, chumbo, manganês, mercúrio, níquel, cromo, cianeto, borato, fosfato, bicarbonatos, sulfatos, sulfetos, nitratos, cloretos e ferro.

Assim, as águas minerais retiradas diretamente da fonte são águas naturais. Porém, existem também águas minerais mineralizadas. A mineralização é um processo no qual se dissolvem quantidades específicas de sais na água comum purificada, para que ela fique com a constituição parecida com a da água mineral. A legislação permite isso e, normalmente, o rótulo indica essa diferença.

É interessante também sempre olhar no rótulo a composição química, para identificar qual é a água mais agradável para seu usufruto. Como você já deve ter aprendido na escola ou ao longo da sua vida, um ser humano não é capaz de sobreviver por mais de quatro dias sem beber água.

Confira algumas dicas e fatos que, talvez, você ainda não sabia sobre a água mineral, extremamente necessário para a nossa sobrevivência:

Elas não são iguais

A água que consumimos ou compramos em bares ou supermercados, não são iguais. Isto porque cada uma das garrafinhas contém o líquido com teor mineral distintos entre elas. Cada marca traz as suas próprias especificações em termos de quantidade de sódio, magnésio, cálcio, dentre outros compostos químicos.

A qualidade da água mineral

O fato da água passar por um processo chamado de mineralização, não prejudica a qualidade do líquido. Pelo contrário, pois, quanto maior a quantidade de magnésio e cálcio na água, maior a garantia de minerais presentes no líquido que você vai consumir. Ou seja, quanto maior a presença desses minerais, maiores também as chances de prevenir problemas cardiovasculares.

Ideal para qualquer dieta

Especialistas indicam que a água mineral não ajuda a engordar e muito menos a emagrecer. O que acontece é que ela é capaz de auxiliar na saciedade do nosso corpo, portanto, uma grande aliada para quem está de dieta.

Insípida, inodora e incolor

Provavelmente você aprendeu isso na escola, que não tem cor, isso se confirma facilmente, mas pode ter sabor e cheiro, principalmente para as pessoas que contam com um paladar e olfato mais sensíveis e apurados. Isso se deve pelo fato de cada marca utilizar suas próprias combinações químicas, que para algumas pessoas, podem apresentar variações e causando uma leve identificação, tanto no sabor quanto no olfato.

Harmonização com os alimentos

Muitas pessoas se perguntam, se a água mineral pode ter a mesma finalidade que o vinho, no sentido de harmonizar com os alimentos. De certa forma, pode sim. No que diz respeito a mineralização do líquido, deve estar em harmonia em sua composição em relação a intensidade dos aromas dos pratos em questão.

Por fim, vale lembrar que a água não possui um prazo de validade, mas sim um prazo para o seu consumo devido aos compostos químicos da sua composição, que não é recomendado que ultrapasse a data estabelecida pelos fabricantes.


Na Benassi Oriental você encontra água mineral e muitos outros produtos essenciais da Culinária Oriental.

Venha conhecer a nossa loja e confira todos os nossos produtos da gastronomia oriental.

Endereço: Av. Rod. Br 040, KM 688, Pav. I – Box 3/8 – Contagem/MG
Ou se preferir entre em contato com nossa equipe de vendas: (31) 3079-1338

Conheça toda nossa linha de protudos: Clique aqui.