Arroz grão curto: Um produto que encanta os apreciadores da Culinária Oriental

Considerado o alimento mais importante do Japão, o arroz  tem sido cultivado no país há mais de 2.000 anos.

Os japoneses costumam dizer que “sem arroz não dá para viver”. Também conhecido como Komê na forma crua, Gohan quando cozido e Shari quando é temperado para sushi, possui diferentes tipos de comprimento (longo e curto), diferentes marcas e diferentes tipos.

No geral, o arroz usado no Japão tem grãos curtos, que dão uma consistência meio grudenta após cozidos, o que facilita comê-los com os pauzinhos (hashi) utilizados como talheres pelos asiáticos.

O arroz japonês ideal para sushis e temakis é o curto e arredondado, denominado arroz grão curto. Na Benassi Oriental você vai encontrar marcas renomadas de arroz grão curto, como o Minamimai, da Azuma, o Yanagi, o Hibari, o Mirokumai, o Moti Towa e o Shogun, dentre outras.

Esse tipo de arroz apresenta grãos curvos e mais curtos do que o arroz agulha branco comum. Com elevada quantidade de amido, garante muita cremosidade e liga dos grãos após cozimento.  Possui sabor suculento e gostoso, que dá um toque especial às receitas.

Pode ser servido como acompanhamento para qualquer prato oriental.

Dicas de preparo:

  • Arroz Para Sushi: O preparo do arroz dura cerca de 40 minutos nas panelas elétricas japonesas, ideais para seu cozimento, nas tradicionais, o tempo é maior.
  • O arroz deve ser bem lavado, até perder a água esbranquiçada. Para cada xícara do cereal, deve ser colocada outra de água. O caldo do cozimento deve secar até o fim. Para isso, deve ser retirada a tampa quando necessário.

O arroz brasileiro e o arroz japonês

A principal diferença está no formato dos grãos. Em relação ao arroz agulhinha, o japonês tem o grão mais arredondado. Quando comparada a textura dos arrozes, o arroz japonês é bem diferente do arroz conhecido por aqui. Depois de cozido, ele deve ter liga e ficar soltinho ao mesmo tempo. Deve ficar meio úmido e “grudadinho”. Tradicionalmente é cozido sem sal ou temperos (alguns, por gosto pessoal, põem uma pitada de sal).