Os molhos, temperos e especiarias valorizam a culinária oriental

Rica em molhos, temperos e especiarias, a cozinha oriental cresce cada vez mais e hoje já faz parte do cardápio do brasileiro. Os molhos e temperos podem fazer a diferença no preparo das deliciosas receitas de comidas orientais, sendo utilizados, também, no arroz, na carne vermelha, no frango, peixe, vegetais, legumes, aperitivos, caldos e saladas.

Muito usado para temperos, para amaciar carnes e em conservas ou, até mesmo, para substituir o sal nas receitas, o vinagre é um produto que se destaca pela sua baixíssima quantidade de calorias e por acrescentar propriedades antioxidantes aos pratos.

A culinária asiática tem predileção por alguns alimentos com sabor agridoce e utiliza vinagres bem específicos para a produção dos seus pratos. Os vinagres de arroz, maçã e balsâmico são alguns dos ingredientes mais cotados para valorizar a culinária oriental. Saiba mais sobre sua utilização:

Vinagre de arroz
Chamado de komezu no Japão, é um vinagre produzido do arroz, em processamento com o micro-organismo koji, em fabricação muito semelhante ao saquê. O vinagre de arroz tem o sabor mais suave e é usado largamente na culinária japonesa, sendo fundamental no preparo do shari, o arroz para sushi. É também muito utilizado em diversos pratos, especialmente saladas e conservas como harusame, sunomono, tsukemono, nimono, bem como em marinadas para abrandar os odores mais fortes de certos peixes e frutos do mar.

Vinagre de maçã
Elaborado a partir da fermentação do suco de uma variedade de maçã, o vinagre de maçã é o menos ácido. Por isso, é indicado no preparo de pratos frios como saladas e conservas. Além disso, pratos agridoces também ficam excelentes quando preparados com vinagre de maçã.

Vinagre balsâmico
O mais nobre dos vinagres é também o mais usado nos pratos sofisticados. Isso porque, seu aroma e sabor é, ao mesmo tempo, intenso, adocicado e picante, além da sua textura densa, o que faz com que combine com várias preparações. O vinagre ou aceto balsâmico é usado tanto em doces quanto em salgados, como: saladas, vegetais refogados, molhos, carnes e peixes.

Curiosidade
Do que vinagre é feito? Vinagre vem do francês ‘vin aigre’ – vinho azedo. Ele é o resultado da fermentação do álcool por leveduras, que oxidam o ingrediente até que se produza o vinagre. O ingrediente-base mais comum é justamente o vinho, mas é possível produzir vinagre com arroz ou maçãs, para citar os mais utilizados na culinária oriental.

Na Benassi Oriental você vai encontrar os mais variados molhos e temperos orientais.
Visite uma de nossas lojas:

• BENAFRUTTI – (11) 3659-7060 – Via Anhanguera, Km 17,2 Vila Jaraguá – São Paulo – SP
• CEASAMINAS – CONTAGEM/MG (31) 3079-1338 – Rod. BR 040 – KM 688 – Pav. I – Box 3/8