Wasabi é mais do que simplesmente um tempero

Se você gosta de comida japonesa, já deve ter se deparado com o wasabi – um tempero verde, geralmente servido em pasta, usado para apimentar os pratos. Na maioria das vezes, ele é servido à parte em restaurantes japoneses, numa quantidade próxima a uma colher de sopa. Assim, a pessoa pode ingeri-lo da maneira que achar melhor. Mas, por seu gosto forte, o wasabi ainda é consumido sendo diluído no molho shoyo. Determinadas “peças” da culinária japonesa – como uramaki, makimono ou temaki, por exemplo – já possuem esse tempero como um dos ingredientes. Considerado delicioso para uns e não muito querido por outros, o wasabi tem “personalidade forte” e um sabor específico. Mas será que o que você consome em restaurantes é realmente o wasabi original? E o sabor realmente é a única característica desta iguaria?

WASABI TEM PODER BACTERICIDA E AMENIZA ODOR DO PEIXE CRU:

Além do sabor bastante pronunciado, outras características acabam por tornar o wasabi benéfico à saúde. Este tempero atua no organismo como um agente antibacteriano e ainda pode prevenir o câncer. Contudo, é preciso atentar quanto ao seu consumo excessivo. “Além de antibacteriano, o wasabi atua como anti-inflamatório, em particular no trato respiratório. E, por ter alto teor de vitamina C, auxilia na melhora do sistema imunológico. Este tempero também é rico em isotiocianatos e estudos sugerem o uso deste elemento para a prevenção de câncer. No entanto, a ingestão de wasabi em excesso pode causar irritação gastrointestinal, diarreia e vômitos”.Por outro lado, o consumo do wasabi deve ser contraindicado apenas se a pessoa apresentar uma intolerância ou alergia individual.Inicialmente o wasabi era usado como planta medicinal e antídoto para envenenamentos. Após isso, teve seu poder bactericida e de realce de sabor descoberto – daí sua utilização em preparações como sushis e sashimis.

A recomendação é que o wasabi seja misturado diretamente com o peixe, como preza o costume japonês, ao invés de dissolvido no molho shoyu. Assim, tanto o bom paladar quanto o equilíbrio do prato são favorecidos.

 

CARNES, MOLHOS E PETISCOS PODEM LEVAR WASABI:

O wasabi ainda preza pela versatilidade, servindo tanto como acompanhamento ao peixe cru quanto a outros tipos de carne, além de diversos pratos. O wasabi, por ser um condimento, pode ser usado em qualquer tipo de culinária. Existe uma variedade imensa de pratos que podem levá-lo, pois ele harmoniza muito bem com cozidos, grelhados, assados e molhos em geral. No Japão, por exemplo, as ervilhas crocantes de wasabi são um dos petiscos mais populares e o seu consumo se assemelha ao nosso amendoim. É importante ressaltar que o seu uso deve ser bem dosado em qualquer preparação, devido ao sabor picante.

TEMPERO PODE SER ENCONTRADO EM PASTA OU PÓ

O wasabi industrializado – ou raiz forte – encontrado em lojas de produtos orientais ou hipermercados, pode ser importado da China, Coreia do Sul ou Japão. Os tipos podem diversificar, sua compra deve ser feita com atenção e a conservação depende de alguns cuidados especiais. “Existem duas variedades de wasabi industrializado: em pó ou em pasta pronta para uso. O mais prático é o wasabi em pasta, mas o preparo do tempero em pó é simples, bastando a adição de água filtrada, o que é interessante, pois é possível mudar a consistência de acordo com o gosto pessoal. O wasabi em pó deve ser armazenado em local seco e sempre hermeticamente fechado, para não perder o seu aroma.

E você? Já experimentou wasabi? Lembrando: quem ainda não experimentou deve começar aos poucos, pois a ingestão em excesso pode causar a sensação de uma leve coceira na garganta e  uma ardência na boca.


Encontre os Produtos Benassi Oriental em uma de nossas lojas:

➡ BENAFRUTTI – (11) 3659-7060 – Via Anhanguera, Km 17,2 Vila Jaraguá – São Paulo – SP
ou
➡CEASA – CONTAGEM/MG (31) 3079-1338 – Rod. BR 040 – KM 688 – Pav. I – Box 3/8 Contagem – MG

Conheça nosso site:
✅ www.benassioriental.com.br