Conheça a História do Curry (Karê no Japão)
O Curry é um tempero originário da Índia, extremamente aromático e apimentado.
Por ser na verdade uma mistura de temperos, o curry tem como característica principal ser uma mistura de vários tipos de pimentas com outros condimentos, que moídos formam um pó amarelado. E por ser uma mistura, dependendo do fornecedor ou fabricante, o sabor do curry muda um pouco. Depois de introduzido, adaptado e difundido no Japão, tornou-se um dos pratos mais apreciados no país com o passar do tempo. Ele consiste de um ensopado encorpado de carnes e legumes, como cebola, cenoura, batata e outros, temperado com curry e servido com arroz branco.
O primeiro contato dos japoneses com o karê ocorreu em 1863, durante a Era Edo (sécs. XVII a XIX). Uma comissão de 34 governadores japoneses foi enviada à França para solucionar problemas diplomáticos entre os dois países. Dentro do navio, a comitiva viu alguns indianos comendo algo parecido com o karê. No diário do japonês Shusei Miyake, consta a seguinte anotação: “(…) sobre o arroz, os indianos colocavam uma mistura grossa e picante, com batatas, misturando e comendo tudo com as mãos”.
O sabor e o aroma do curry rapidamente caiu no gosto dos japoneses onde, para melhor se adaptar ao paladar local, tornou-se um pouco mais apimentado que a versão inglesa (mas ainda menos apimentada que a indiana). Naquela época o condimento era importado e muito caro no Japão, e a carne encarecia ainda mais o prato, de modo que o cozido de curry era servido em porções parcimoniosas com bastante arroz. Assim surgiu o prato chamado rice-curry, ou com sotaque nipônico, raisu-karee.
Ao longo do século XX, o curry foi se tornando mais conhecido no Japão, e o prato de cozido com arroz continuou sendo chamado de raisu-karee até o fim da década de 50. Após a 2ª Guerra Mundial, a prosperidade econômica e a abundância de alimentos a partir da década de 60 fez com que o curry se tornasse um prato efetivamente acessível e popular, e houve uma inversão no volume das porções do prato (mais cozido, menos arroz), que passou a ser chamado de curry-rice, ou karee-raisu. Atualmente o curry é fabricado em cubos prontos para dissolver no cozido, em diferentes graus de apimentação que vão de 1 (praticamente sem pimenta) a 5 (bem apimentado). Versões pouco apimentadas do curry, adocicadas com mel ou açúcar, são alguns dos pratos preferidos das crianças japonesas.
A proliferação de TVs e a veiculação de comerciais por todo o arquipélago durante a década de 50 provocaram o karê boom. Em 1969, foi lançado o retort-curry (karê pronto para ser consumido), atendendo às necessidades de um cotidiano cada vez mais atribulado. No dia 22 de janeiro de 1982, o karê raisu foi escolhido para entrar no primeiro cardápio unificado para a merenda escolar de todo o país, demonstrando ser um dos pratos prediletos das crianças.
Visite uma de nossas lojas:
BENAFRUTTI – (11) 3659-7060 | Via Anhanguera, Km 17,2 | Vila Jaraguá | CEP 05.112-000 | São Paulo / SP
CEASA – CONTAGEM/MG – (31) 3079-1300 / 3079-1338 | Rod. BR 040 KM 688 | Pav. I – Box 3/8 Guanabara | CEP 32.145-900 | Contagem / MG
www.benassioriental.com.br
Conheça toda nossa linha de produtos: Clique aqui.